Avaliações nacionais de aprendizagem auxiliaram a melhorar a qualidade da educação - Colégio Christus

Avaliações nacionais de aprendizagem auxiliaram a melhorar a qualidade da educação

.
Dado foi apontado pelo Relatório de Monitoramento Global de Educação
para Todos 2015, documento produzido pela UNESCO.

No ano 2000, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) promoveu o Fórum Mundial de Dakar, no Senegal, evento que reuniu 164 países para discutir os rumos e metas que deveriam ser tomados para melhorar a educação no mundo até 2015, no documento conhecido como Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos. Através de dados fornecidos por estas nações, foi possível comparar os progressos, o que gerou o Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2015, documento divulgado pela entidade nesta quinta-feira (9).
A última das seis metas, a qualidade da educação, teve resultados interessantes nesses 15 anos. Uma das maiores descobertas foi o fato de que a ampliação do acesso não significa uma melhora automática na qualidade da educação, porém, é possível conciliar os dois fatores e expandir o número de vagas e níveis de aprendizado.
De acordo com o relatório, um dos fatores determinantes para a melhora da educação foi o aumento da quantidade de avaliações nacionais de aprendizagem. Entre 2000 e 20013, 1.167 avaliações deste tipo foram aplicadas, frente a 283 na década de 1990. Tal crescimento é importante pois provê mais dados para que as nações façam investimentos necessários e eficazes, como a remodelação de materiais didáticos e o direcionamento de verbas para áreas mais carentes.
No entanto, os desafios ainda são enormes, principalmente no que diz respeito aos professores. A disparidade entre taxas alunos/professor na educação primária apresentou uma queda significativa no período, no qual 121 dos 146 países conseguiram reduzir o número de alunos para cada professor. A Europa e a América do Norte apresentam os melhores resultados, com 1 professor para cada 14 estudantes. No entanto, na África Subsaariana a situação ainda é grave: a média de alunos por professor chega a 42 estudantes. Quando o recorte é em relação a professores formados, o abismo é ainda maior: 55 estudantes para cada mestre. Na América Latina, a mesma taxa corresponde a 23 alunos.
Ao todo, para balancear o déficit de professores, seriam necessários 4 milhões de educadores, 63% deles na África Subsaariana. Outro dado preocupante foi o baixo número de professores primários qualificados em várias regiões. O local mais preocupante é a Guiné-Bissau, onde apenas 39% dos mestres dessa faixa de ensino atendem aos requisitos necessários. Ainda na África Subsaariana, a distribuição dos professores é muito irregular, sendo que as escolas particulares chegam a ter até 30 alunos a menos para cada professor que as públicas.
Para suprir essa lacuna, segundo o documento, os governos precisam optar pela valorização do professor, melhorando salários e criando planos de carreira. Já a contratação de professores temporários se mostra eficaz apenas em locais onde a comunidade é mais participativa, caso contrário, como estes mestres tendem a ter um nível menor de instrução, os impactos na educação podem ser negativos, como observado no Níger e em Togo.
Embora sejam fundamentais, não são apenas os educadores que melhoram a qualidade da educação. O fornecimento dos materiais didáticos, a boa estrutura das salas de aula (como saneamento e manutenção) e o tempo que os alunos passam na escola influenciam determinantemente no desempenho. Neste último critério, houve uma piora global na última década: nas escolas primárias, os estudantes estão passando, em média, menos de 1000 horas anuais. O recomendado pela UNESCO é entre 850 e 1000 horas.
O relatório aponta que, no que diz respeito às práticas pedagógicas, os governos devem estimular quatro fatores: “um currículo relevante e inclusivo, uma abordagem pedagógica apropriada e eficaz, o uso da língua materna das crianças e o uso das tecnologias apropriadas.”
Neste último ponto, os celulares são vistos com grande potencial para a educação, por superarem barreiras tecnológicas e de estrutura, por conterem as mesmas funções de computadores, porém, com menor investimento em infraestrutura.

Notícia publicada em 13 de abril de 2015
Para saber mais: http://tinyurl.com/odpccvp

Próximos Eventos

Entre em contato conosco

Todos os campos são obrigatórios

Nossas sedes

Colégio Christus Barão de Studart

Colégio Christus Silva Paulet

Colégio Christus Nunes Valente

Colégio Christus Dionísio Torres

Colégio Christus Parquelândia I

Colégio Christus Parquelândia II

Colégio Christus Jovita Feitosa

Colégio Christus Sul I

Colégio Christus Sul II

Colégio Christus Sul III

Colégio Christus Benfica