Uma educação para o século XXI - Colégio Christus

Uma educação para o século XXI

.

post_educacaoXXI

Outros protagonistas, como alunos e gestores, interferem cada vez mais no processo de aprendizagem.
E isso, em grande medida, se tornou possível graças à utilização generalizada de ferramentas digitais.

A educação contemporânea não é mais monopólio do professor. Outros protagonistas, como alunos e gestores, interferem cada vez mais no processo de aprendizagem. E isso, em grande medida, se tornou possível graças à utilização generalizada de ferramentas digitais. Estaríamos, desta maneira, trilhando definitivamente o caminho da educação do século XXI?
De fato, computadores e aplicativos aparecem como alternativas aos tradicionais quadros-negros e livros impressos. Notebooks, tablets, lousas eletrônicas, jogos interativos, podcasts seduzem gestores, educadores e estudantes. Por essa razão, muitos já consideram as tecnologias digitais como a panaceia para os grandes problemas da educação contemporânea.
Mas será mesmo assim?
A atração dos recursos tecnológicos é mais evidente sobre crianças e jovens, que já nasceram na era digital. Além disso, não se pode negar a relevância desses recursos. As novas tecnologias economizam mão de obra; dispensam locomoção e vários procedimentos logísticos; dispõem de recursos audiovisuais mais sofisticados; ampliam opções de cursos sem que, para isso, sejam necessários elevados recursos financeiros.
Como exemplo, basta imaginar os custos de construção e manutenção de um prédio para alojar uma escola e pode se ter uma ideia da economia que representam as aulas virtuais. Para a maioria dos professores, a ampliação de opções de material pedagógico também é bem-vinda.
O desafio está em identificar os possíveis limites para o uso de alta tecnologia na educação e o conteúdo mais apropriado para a formação escolar nesse contexto. É que, por mais maravilhosa que seja, essa tecnologia, por si só, não consegue transformar métodos e pedagogias ultrapassadas. Às vezes, a tecnologia até os reforça, fazendo aprofundar o conflito entre o velho e o novo. É a típica situação em que o velho está morrendo, mas o novo ainda não pode nascer, para usar a expressão do político e pensador italiano Antonio Gramsci. Então, tem-se um cenário que, além de contraditório, é desigual é combinado: temos um aluno do século XXI, um professor do século XX e uma escola do século XIX…
Um exemplo dessa contradição bateu à nossa porta bem recentemente: 529 mil alunos tiraram nota zero na prova de redação do último Enem. De um universo de seis milhões de candidatos, apenas 250 conseguiu tirar nota dez. E este, diga-se, é apenas um exemplo dos problemas atuais da educação em seu ciclo mais delicado: o ensino médio.
E qual a origem desse problema? A meu ver, é a incapacidade de escolas e professores em compreender a realidade e o mundo dos jovens de modo a motivá-los e, por meio do diálogo, atraí-los para o aprendizado. Em resumo, a dificuldade em se construir a travessia entre o velho e o novo.
A missão de educar exige uma ligação com o cotidiano dos alunos. E isso não pode ser obtido apenas pela oferta, em sala de aula, do que há de mais moderno em tecnologia da informação e da comunicação.
A inovação não vem necessariamente da implantação de ferramentas tecnológicas – embora não as dispense. Ela requer principalmente coragem dos professores para mudar velhas atitudes, dando lugar a aulas mais participativas, nas quais o aluno seja ouvido e haja interação entre ambos, de maneira que ele se sinta uma peça fundamental no processo de aprendizagem.
Afinal, como dizia o mestre Paulo Freire, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção.

Notícia publicada em 10 de maio de 2015
Para saber mais: http://tinyurl.com/otwbau6

Próximos Eventos

Entre em contato conosco

Todos os campos são obrigatórios

Nossas sedes

Colégio Christus Barão de Studart

Colégio Christus Silva Paulet

Colégio Christus Nunes Valente

Colégio Christus Dionísio Torres

Colégio Christus Parquelândia I

Colégio Christus Parquelândia II

Colégio Christus Jovita Feitosa

Colégio Christus Sul I

Colégio Christus Sul II

Colégio Christus Sul III

Colégio Christus Benfica