Professor fluminense destaca as opções que a tecnologia oferece para melhor ensinar - Colégio Christus

Professor fluminense destaca as opções que a tecnologia oferece para melhor ensinar

.Professor - Cultura digital
A sala de aula deve estar conectada com o mundo moderno em que vivemos”, resume o professor William James Erthal, que leciona matemática em escolas de dois municípios da região serrana do Rio Janeiro. “Durante todo o dia, o aluno está conectado a um mundo de informações, comunicação e entretenimento. Espera-se que ele também encontre isso na escola.”

Erthal é professor no Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick, em Nova Friburgo, cidade na qual atua também como coordenador de tecnologia educacional do Colégio Anchieta. Leciona ainda na Escola Municipal Governador Moreira Franco, em Bom Jardim. Nesse município, coordena a área de tecnologia da Secretaria de Educação.

A tecnologia, segundo Erthal, proporciona inúmeras possibilidades na sala de aula, principalmente como elemento integrador, facilitador e disseminador do processo ensino-aprendizagem. “Com os equipamentos modernos e a internet cada vez mais veloz e acessível, tanto a comunicação quanto a busca por informação e a construção do conhecimento têm que ser apropriadas e aproveitadas pela escola”, enfatiza. Ele avalia como importante haver uma estrutura que possibilite a interação entre professor, disciplina e estudantes por meio da tecnologia.

Erthal procura estar sempre informado sobre os elementos relacionados à cultura digital disponíveis na escola para planejar o uso nas aulas — internet, laboratório de informática, projetores, lousa digital ou celulares. “Realizo aulas expositivas, interativas, ofereço material, proponho atividades, trabalho com grupos das turmas no Facebook e no Whatsapp e com os blogues da escola e das turmas”, salienta.

Conexão — De acordo com o professor, o blogue permite organizar e orientar o trabalho realizado na sala de aula e o que está acontecendo na escola e até mesmo no mundo. “Serve como elemento de informação e alinhamento do conteúdo e permite que o aluno encontre informações a respeito do que está estudando e sua conexão com a atualidade”, analisa. Ele trabalha com ambientes virtuais de aprendizagem, como o Moodle. “Isso permite maior integração e arrumação do espaço virtual com recursos (arquivos, links, vídeos) e atividades (fóruns, tarefas) dentro do curso, pelo próprio professor”, diz. Também é usada a sala de multimeios, com integração de recursos.

O professor considera importante saber direcionar e definir os momentos de usar a tecnologia na educação com os alunos. “Agregar a tecnologia à prática não é um fim em si, mas um instrumento na construção do conhecimento”, diz. mapa satelital Há 25 anos no magistério, Erthal tem graduação em matemática e em tecnologia em sistemas de computação, especialização em educação matemática e em tecnologias na educação. Ele também é aluno do curso oferecido pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), no polo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em seu trabalho de dissertação, o professor aborda a exploração dos conteúdos de matemática através da geometria fractal (ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos objetos geométricos que podem ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original) para os ensinos fundamental e médio.

Fátima Schenini

Publicada em 28 de setembro de 2015.
Para saber mais: http://tinyurl.com/nnlee82

Próximos Eventos

Entre em contato conosco

Todos os campos são obrigatórios

Nossas sedes

Colégio Christus Barão de Studart

Colégio Christus Silva Paulet

Colégio Christus Nunes Valente

Colégio Christus Dionísio Torres

Colégio Christus Parquelândia I

Colégio Christus Parquelândia II

Colégio Christus Jovita Feitosa

Colégio Christus Sul I

Colégio Christus Sul II

Colégio Christus Sul III

Colégio Christus Benfica